terça-feira, 1 de setembro de 2009

Brigadeiro com Leite

Olá, hoje vou dar início a um dos meus temas preferidos: Brigadeiro!!!
Imagino que seja de conhecimento de todos a receita do brigadeiro. Além do mais, cada um faz de sua maneira  e conforme a maneira que deseja comer (com chocolate, com café, com achocolatado, no forno, na panela, mole, no ponto, duro etc). Vou explicar como eu faço.

Ingredientes básicos: Leite condensado (de qualidade), achocolatado em pó (de qualidade), margarina (não sei diferenciar uma marca da outra).
Ingrediente surpresa: Leite.

Quando comecei a fazer brigadeiro, usava para cada lata de leite condensado 3 colheres de sopa de achocolatado e uma colher de sopa de margarina.

Hoje uso apenas uma colher de sopa de achocolatado, o que tem agradado bem mais o meu refinado paladar.

Após adicionar os ingredientes principais em panela de tamanho compatível, em fogo baixo e com colher de pau, não paro de mexer até atingir o ponto. Como saber se o brigadeiro está no ponto? Basta tombar um pouco a panela ou raspar o fundo com a colher. Se o brigadeiro desgrudar do fundo, então está no ponto. Você pode parar por aí, esperar esfriar e comer mas ... calma, formigão, dá pra melhorar!!!

Aos pouquinhos, adicione leite e misture (já deixe o leite ao alcance). Faça esse precesso quantas vezes achar necessário. Já cheguei a adicionar até 200ml de leite para uma lata de leite condensado. A massa irá afinar e,  em alguns casos, irá subir, como leite fervente. Administre, retire a panela do fogo por uns instantes se for preciso, mexa bem até o ponto. O truque é: chegou no ponto, adicione de 30 a 50ml de leite. Chegou no ponto de novo, mais leite. Ótimo pra aproveitar aquele leite que sobrou na caixinha desde o café da manhã.

Eu, gordo que sou, como direto da panela, logo não me importo em deixar a massa  no ponto, costumo deixá-la mais mole.

Para perceber a diferença, pode ser feita a seguinte experiência. Quando der o primeiro ponto, retire um pouco da massa e compare com o resultado final. A textura do brigadeiro com leite é bem mais macia, eu prefiro com leite, embora goste de brigadeiro de qualquer jeito...e pensar que tem gente que consegue fazer brigadeiro sem leite condensado.

Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário